segunda-feira, 4 de junho de 2012

O amor em sua mais pura forma


Decidi escrever sobre um sentimento universal, presente em todas as etapas da vida de uma pessoa, presente nas cenas de filmes e novelas, protagonistas de letras de músicas que arrastam multidões, também presente no vulgar cotidiano... nas ruas, nas praças, e em todos os lugares desse mundo. Será que você sabe ao que me refiro?
AMOR: múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação. É tido por muitos como a maior de todas as conquistas do ser humano.
Falamos sobre o amor diariamente e em todas as suas formas. Por que se você parar para pensar sobre esse sentimento, você conseguirá enxergar o quão grandioso ele pode ser.
Alguns passam a admirar secretamente tal pessoa, desenvolvendo um sentimento extremamente forte e arrebatador. Muitas vezes, sem saber do que se trata, aquilo apenas vai crescendo e sendo alimentado... cada vez mais. Um forte calor e uma vontade de ter aquela pessoa próxima a ti. Mas por determinado motivo, isso nunca será possível. Nasce aqui o chamado “Amor Platônico”. E aqui também nasce outro sentimento: A dor.
 A dor de não poder abraçar, beijar e dizer o que se sente mensurando o tamanho de seu amor. O amor platônico é algo frustrante e ingrato, pois não há retorno.
Existe também o “Amor original”: aquele que flui naturalmente entre duas pessoas. A recíproca é verdadeira e permite que o amor nasça, cresça e se desenvolva lindamente. Esse sentimento de reciprocidade capaz de dar início e alargar as relações de afetividade entre duas ou mais pessoas ou seres que estão em contato e que por ventura vêm a nutrir um sentimento de afeição ou amor entre si. É tudo uma questão de nível de aceitação natural, envolvimento, gostos e vontades em comum. O amor pode ser entendido de diferentes formas, e tomado por certo conquanto é um sentimento, dessa forma é abstrato, sem forma, sem cor, sem tamanho ou textura. Mas é por si só: O sentimento em excelência; o que quer dizer que é o sentimento primário e inicial de todo e cada ser humano, animal ou qualquer outro ser dotado de sentimentos e capacidade de raciocínio natural. Todos precisam de amor e querem reconhecer esse sentimento em si e nos outros, não importando idade ou sexo. O amor é vital para nossas vidas assim como o ar, e é notoriamente reconhecido que sem amor a criatura não sobrevive pois o amor equilibra e traz a paz de espírito. O Amor Interpessoal se refere ao amor entre os seres humanos. É um sentimento mais potente do que um simples gostar entre duas ou mais pessoas. Amor Interpessoal é mais associado com relações interpessoais. Tal amor pode existir entre familiares, amigos e casais. É uma forma bonita desse sentimento aparecer. Amar incondicionalmente, seja quem for. Talvez seja esse amor pregado na Bíblia, ao dizer: “Amai-vos uns aos outros...” e se todos seguissem esse caminho, o mundo seria menos agressivo e hostil, não acham?
Não posso esquecer da forma mais gostosa de amar!
O ato sexual. Fazer amor, fazer sexo, transar... como você preferir. Essa com certeza é a modalidade mais gostosa desse sentimento tão profundo.
O sexo já foi tabu em outras épocas, já foi motivo de vergonha e polêmica na sociedade antiga. Porém, nos dias de hoje é um assunto abordado com facilidade e clareza. Estamos no século XXI, e é extremamente importante termos a consciência de que sexo deve estar nas principais discussões, pois é através dele que outros fatores são desencadeados.  Fatores positivos como a reprodução humana, a busca pelo prazer, expressão de carinho e paixão, etc. Mas com a banalização do sexo e com a falta de consciência e proteção, pontos negativos como doenças sexualmente transmissíveis foram surgindo e se disseminando cada vez mais. E os tempos de hoje exige uma sociedade bem informada e precavida. Mas o ato em si é muito prazeroso e com certeza é a melhor forma de amar uma pessoa, demonstrar o quanto alguém é especial e extravasar toda a loucura dos corpos, sentir o magnetismo, a atração arrebatadora e incontrolada que o sexo exerce sobre o ser humano.
Não há sentimento que supere a grandiosidade do amor e todos os benefícios que ele carrega. Nada melhor do que amar e ser amado. Dentro de uma sociedade no geral, dentro de uma família, inserido num grupo de melhores amigos.
Amar e ser amado por uma pessoa em especial também não tem preço, aquele alguém que você divide suas expectativas, seus medos, suas vitórias, suas percas, e toda a sua vida. É extremamente gratificante participar ativamente da vida de uma pessoa, saber o que ela sente, o que ela pensa e saber alegrar e apoiar.
Na verdade, o verbo amar é simplesmente saber viver do lado de quem se gosta e aproveitar cada momento ao lado de quem é especial para você.
Ame muito. Ame sempre. Ame sem medidas e seja feliz!

Um comentário:

  1. Eu amo a dor, porque assim nunca ficarei mais machucada do que já estou.

    ResponderExcluir