quinta-feira, 21 de junho de 2012

Consumismo Exagerado: Doença nos bolsos e na mente





O consumismo é o ato de consumir (comprar) produtos de forma exagerada. As pessoas consumistas adquirem produtos (roupas, produtos eletrônicos, jóias, carros, imóveis) sem ter a necessidade destes. 
O consumismo é típico das sociedades capitalistas e é estimulado pelas campanhas publicitárias vinculadas, principalmente na TV, cinema e meios de comunicação (revistas, jornais, rádios). Em alguns casos o consumismo pode se tornar uma doença (espécie de vício). Neste caso, a pessoa consumista só consegue obter prazer na vida ao comprar coisas. Em situações como esta, é necessário um tratamento psicológico.
A psicóloga Maria Helena Brito Izzo afirma que "E nesse caso perdemos o senso crítico e agimos por compulsão. Passado o instante da compra e o sabor da novidade, voltamos à estaca zero da insatisfação. É que a compulsão de comprar serviu apenas de paliativo e nos desviou momentaneamente a atenção dos nossos verdadeiros problemas, da verdadeira causa de nossa insatisfação.

Mas existem pessoas que vivem permanentemente em estado de compulsão consumista. Elas compram por comprar e estão sempre indo atrás de novidades. Adoram passear em lojas e shopping centers. Sentem-se felizes fazendo compras. Mas invariavelmente se cansam das aquisições e partem para outras, como se sofressem de uma espécie de vício..."
Estamos na era do consumismo exagerado e desenfreado que vem desde a infância, quando as mães fazem toda vontade e não se negam a comprar para seus filhos.
O consumismo exagerado, não é só ruim para seu bolso,  mas para o planeta. Estima-se que as pessoas consumam 20% a mais em recursos naturais do que a Terra consegue renovar.
O consumismo torna-se uma doença de descontrole na vida de uma pessoa, e que a torna extremamente sensível e exposta nesse mundo tão fantasiosamente belo e sedutor. Temos milhares de produtos e serviços em oferta no mercado, coisas úteis e outras nem tanto... O fato é que pessoas que possuem esse descontrole psíquico não possuem mais senso crítico, de responsabilidade e muito menos de sabedoria de consumo. Conheço muitas pessoas que sofrem com esse tipo de compulsão e a tendência é transmitir uma imagem de ser uma pessoa fútil e sem valores. Afinal, ela só pensa em comprar. Mas o buraco é muito mais embaixo, pois trata-se de uma terrível válvula de escape.. é necessário fazer uma análise sobre a própria vida e descobrir a origem desse problema. 
Obviamente, nosso estilo de vida capitalista alimenta consideravelmente incidências desse tipo e por isso a Síndrome do Consumismo é uma doença contemporânea. Hoje todos nós consumimos o que queremos, tudo é acessível, e se o cartão de crédito passar, ótimo, mais um motivo de continuar consumindo cada vez mais.

Mas quem é o grande culpado nesta história, quem consome, ou quem induz ao consumo? Há quem diz que os verdadeiros culpados são os ‘marqueteiros’, pois eles vivem empurrando 'coisas' que as pessoas não necessitam. Por outro lado, o problema pode partir da própria pessoa, que não consegue distinguir a diferença da vontade com da necessidade. Todos precisamos consumir, e o mais importante é adotarmos o hábito d consumo responsável. Isso será benéfico para a sua vida no geral.
Esconder-se atrás de objetos de valores, de compras indiscriminadas ou bens adquiridos sem buscar uma solução correta é uma forma de fechar as portas da superação.
Temos que tomar consciência de que tudo que compramos é proveniente do planeta e que ele precisa de um tempo para conseguir nos fornecer. Assim como precisamos dormir para reabastecer as energias, o planeta precisa do seu período de reabastecimento natural. Precisamos parar de nos iludir com prazeres imediatos, esquecendo valores, que não se compram em lojas nem se adquirem a prestações.

4 comentários:

  1. em alguns casos as pessoas consomem pelo excesso de informação ou até mesmo a famosa " lavagem cerebral" mas em outros casos conde há compulsão que é uma doença no qual pode ser comparada ao vício do álcool ou drogas, pessoas com essa doença utiliza o ato de comprar como um ponto de fuga para os problemas,ou seja no momento em que compramos nos realizamos e esquecemos dos problemas, más toda ação tem uma reação, e como o álcool e a droga esse momento é temporário e vem acompanhado de muitas dores de cabeça.

    Beijinhos da garota que é viciada em compras

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Amigo, vou criar um grupo de terapia... Não que eu tenha problemas nesse aspecto, sou a pessoa menos consumista que eu conheço. E quando eu digo isso não é só porque eu planejo meus gastos e sim porque realmente não me faz falta... Eu olho, me apaixono, fico meio eufórica alguns minutos e... pronto. Passou. Não fico vidrada em ter aquela coisa e se eu não conseguir, beleza. Acho que tenho no máximo umas dez coisas na lista "Vou dar um jeito de ter um desses" e olha que muitas estão lá há tempos hein... Como eu sempre digo, poderia viver como hippie na praia, pescando pra comer e não me importaria. Maaaaas, claro que um pouquinho de conforto não mata ninguém (e viver sem internet é um saco) LOL kkk
    Enfim, não sei nem o que falar sobre consumismo, eu simplesmente não entendo. Já vi na tv uma mulher que tinha um closet lotado de coisas que ela comprou por impulso e nunca usou O_O' Cara, não é uma peça de roupa, são bem umas 200. Sinceramente, sou mais da vibe de torrar essa grana em bons momentos por aí, com experiências, do que comprar tudo o que vejo pela frente e no fim terminar lotada de coisas materiais e que não significam nada. Mas assumo, dá um bem estar danado comprar algo que queremos XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA, Geralmente eu também sou uma pessoa bem controlada. Mas eu entendo perfeitamente como funciona esse tal do consumismo exagerado. As pessoas são infelizes e procuram a felicidade através do dinheiro... elas sentem necessidade de ter tudo, de comprar tudo numa tentativa enlouquecida de serem completas, felizes, interessantes e até mesmo populares... mas depois que compram tudo fica vago novamente elas continuam nessa necessidade obsessiva. Esse quadro na verdade, é muito triste e causa distúrbios muito graves... eu conheço pessoas que estão sofrendo também por isso! Pois afastam pessoas, acumulam dívidas, não socializam, não interagem mais e começam a ficar cada vez mais sozinhas e dependentes de coisas que não são saudáveis.

      Excluir
    2. Eu sou uma pessoa descontrolada por comprar , e não sei como parar .

      Excluir